terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Como os Packers convencem quase 400 mil pessoas a fazer o 'pior investimento do mundo'

Torcedor dos Packers está acostumado a abraçar mais do que o jogador
A principal ideia de quem compra uma ação de empresa é obter um lucro no futuro. A regra, porém, não vale quando a decisão é por comprar ações do Green Bay Packers, único time a não ter um proprietário específico, mas sim 360.760 pessoas que possuem mais de 5 milhões de "fatias" da equipe quatro vezes campeã do Super Bowl.
James Starks vai para a torcida comemorar seu touchdown no jogo

Para apostadores, Patriots são favoritos ao Super Bowl; Packers é o que mais cresce
 Gary Kubiak se despediu do Denver Broncos depois de vitória sobre o Oakland Raiders
Atual campeão do Super Bowl, treinador deixa os Broncos por problemas de saúde

Enquanto a NFL exige que as franquias tenham um proprietário que detenha um terço das ações, os Packers são uma exceção à regra e atraem simpatia por isso. Os papeis do time foram comercializados em cinco oportunidades: 1923, 1935, 1950, 1997 e, na última vez, em 2011. O preço, que foi de cinco centavos na primeira vez, foi para US$ 250 na última oportunidade, quando foram comercializadas 250 mil unidades.

Pelas regras, ninguém pode adquirir mais do que 200 mil parcelas da equipe, o que equivaleria a cerca de 4% do total, mas qual é a vantagem de comprar tal participação? Nenhuma além de ter uma "prova" do tamanho de seu amor pela franquia.

No começo do século XX, Earl "Curly" Lambeau usou US$ 250 dólares para readquirir a equipe que havia fundado em 1919, ao lado de George Whitney Calhoun. Com a mesma quantia, no século XXI, aqueles que se encantaram com a possibilidade de ajudar a franquia a reformar o famoso Lambeau Field adquiriram, basicamente, um pedaço de papel.


A Green Bay Packers Inc. não paga dividendos para os proprietários de suas ações e os papeis sequer podem ser revendidos. Caso você queira abrir mão de uma de suas parcelas, a franquia tem o direito de readquiri-la por 2,5 centavos. A única forma prevista de transição dos proprietários é a passagem delas de pai para filho.

Ser dono de uma parcela da equipe não lhe dá vantagem sequer em conseguir um lugar para assistir a um jogo dos Packers. A fila de espera para tornar-se proprietário de um carnê de ingressos para a temporada já ultrapassa 100 mil interessados, e não há prioridade para quem é "proprietário".

Para não dizer que não há forma de conhecer o estádio, cada um dos proprietários tem direito a quatro convites para um encontro anual que acontece no Lambeau Field. A atração, no entanto, não parece ser das mais chamativas, já que costuma a atrair cerca de 15 mil "donos" em cada edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Futebol Brasileiro precisa rever seus torcedores

O texto abaixo deve ser lido e refletido por todos que  gostam e  investem em futebol.  As duas ações ocorridas no final de ...