"Relações Públicas e Modernidade: Novos Paradigmas na Comunicação Organizacional"
on 21:23
on 21:23
O livro “Relações Públicas e Modernidade: Novos Paradigmas na Comunicação Organizacional” de Margarida Kunsch está dividido em cinco capítulos, que primeiramente contam a história das Relações Públicas no Brasil, e depois discutem sobre a Comunicação Organizacional e a importância da Comunicação Integrada.No Capítulo 4,”Relações Públicas: Em busca de novos paradigmas”, Kunsch comenta sobre um livro de James Grunig e Todd Hunt publicado em 1984, que discute quais são os quatro modelos que caracterizam a pratica de Relações Públicas ao longo de sua história até os dias atuais. Os modelos comentados foram: Imprensa/Propaganda, Informação Pública, Assimétrico de duas mãos e a visão mais moderna e que melhor equilibra os interesses da organização e de seus públicos, o Simétrico de duas mãos.Esse modelo se baseia em pesquisas e na comunicação para administrar uma organização, e é o que melhor caracteriza as R.P. excelentes. Para que essa excelência seja atingida é necessário que sejam usadas mensagens e canais compreensíveis e sinceros, as áreas de comunicação devem estar integradas em um único departamento, deve conciliar os objetivos empresarias com as expectativas dos públicos-alvos. A Comunicação deve ser administrada de forma estratégica e planejada.
O livro também discute sobre o que é a comunicação integrada, definindo-a como uma junção da Comunicação Mercadológica (como Marketing, Propaganda, feiras, exposições...), Comunicação Institucional (como as R.P., Jornalismo, Assessoria de Imprensa...) e da comunicação interna. Para Margarida, na comunicação integrada as R.P. desempenharão a comunicação institucional, ou seja, deverá criar e instituir uma boa imagem e uma identidade corporativa da organização perante a opinião pública e a sociedade.
Para maiores informações, leia o livro: “Relações Públicas e Modernidade: Novos Paradigmas na Comunicação Organizacional” de Margarida Maria Krohling Kunsch, editora Summus, São Paulo, ano 1997.
Para maiores informações, leia o livro: “Relações Públicas e Modernidade: Novos Paradigmas na Comunicação Organizacional” de Margarida Maria Krohling Kunsch, editora Summus, São Paulo, ano 1997.
Nenhum comentário:
Postar um comentário