sábado, 10 de outubro de 2009

EM COMEMORAÇÃO AO DIA DAS CRIANÇAS ... VAMOS REFLETIR


LIMITAÇÃO DE PROPAGANDA DE ALIMENTOS NA TV REDUZ OBESIDADE?
Há evidencia sugerindo que propaganda de alimentos na tv induzem crianças à obesidade; a intensidade deste efeito é que não está clara. Visando alimentar processo decisório de políticas publica, estudos tem tentado medir quanto da prevalência de obesidade infantil pode ser atribuível à propaganda televisiva. Estudo feito por Lennert Veerman (l.veerman@uq.edu.au) da Universidade de Queensnland, na Austrália usou modelos matemáticos de simulação para estimar os efeitos potenciais da redução de exposição de crianças norte americanas entre 6 e 12 anos á propaganda de alimentos na televisão na prevalência de sobre-peso e obesidade. Os pesquisadores usaram como modelo de referencia NHANES 2003-04 para medições corpóreas; o CDC-2000 para categorizar o peso; a literatura relacionada com hábitos de consumo de alimentos, massa corpórea (MC) e propaganda; e também foi feito um estudo Delphi para ter opiniões de experts no efeito da propaganda sobre consumo de alimentos. Os resultados do estudo mostraram que reduzindo exposição à propaganda a zero, diminui a MC de 0,38 kg/m² e diminui a prevalência de obesidade de 17,8% para 15,2% (c=0,05 e intervalo de 14,8% a 15,6%) entre os meninos e de 15,9% para 13,5% entre as meninas (intervalo de 13,1% e 13,8%). Quando as estimativas se basearam exclusivamente na opinião dos experts estes valores são, respectivamente: 11% (7,7% e 14%) e 9,9% (7,2% e 12,4%). Em conclusão o estudo demonstra que entre 1 em 7 até 1 em 3 crianças obesas nos Estados Unidos, poderiam não ter adquirido sua obesidade se não tivessem sido expostas à propaganda de alimentos não saudáveis na televisão. Limitar a exposição de crianças ao marketing de alimentos não saudáveis pode ser parte de um esforço maior para tornar mais saudável a dieta de crianças.





A SOCIEDADE CADA VEZ MAIS REAGE AOS EXAGEROS DA MENSAGEM.


VALE A PENA REFLETIR E INVESTIR EM CAMPNHAS ÉTICAS E EDUCATIVAS, SEU PRODUTO SÓ TEM A GANHAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Futebol Brasileiro precisa rever seus torcedores

O texto abaixo deve ser lido e refletido por todos que  gostam e  investem em futebol.  As duas ações ocorridas no final de ...