BOM TEXTO DE Clarice Pereira * (link@linkportal.com.br )
http://www.coletiva.net/site/artigo_detalhe.php?idArtigo=1955
A comunicação integrada surgiu nas organizações como forma de aproximar os conteúdos dos diversos setores dentro de uma empresa. Com isso, houve a necessidade dos profissionais de comunicação, publicitários, relações-públicas, designers e jornalistas, dentre outros, passassem a trabalhar em conjunto, complementando as várias competências das habilidades distintas.
A união das comunicações institucional, mercadológica e interna deu origem ao que hoje chamamos de composto de comunicação organizacional e tornar sua aplicação correta é fundamental para que as empresas desenvolvam ações integradas para atender a diferentes públicos.
Entender o que faz cada nicho da comunicação é importante para acertar o objetivo final. A comunicação institucional, por exemplo, tem como finalidade construir e manter a imagem da organização junto ao seu público-externo. Já a comunicação interna, muito utilizada pelos setores de Recursos Humanos, fala diretamente com o colaborador e a mercadológica serve para a divulgação de produtos e serviços tendo as vendas como meta principal. Essa atividade está relacionada com as áreas de Marketing e Propaganda e suas peças são difundidas por meio de anúncios impressos, comerciais televisivos, spots de rádio e banners na Internet e outras promoções.
Para alcançar os objetivos da organização, faz-se essencial o planejamento estratégico da comunicação. Nessa planificação são traçadas as metas a serem atingidas, que vão desde a decisão sobre o futuro da instituição, passando pela divulgação institucional e pela comercialização de produtos e serviços para diferentes públicos, até chegar aos resultados pretendidos.
Um bom plano de comunicação deve conter a definição do público-alvo a ser atingido, deve deixar bem claro qual o posicionamento da empresa, ou seja, a identidade e a imagem que se pretende passar, além de elaborar formas de firmar a marca perante o mercado. Tudo isso contribui para o melhor entendimento do público interno como o externo e obter maior aceitação das atividades da organização. Alcançar as metas depende de como explorar de maneira eficiente as várias ferramentas de comunicação: marketing, publicidade, propaganda, merchandising, assessoria de imprensa etc. Por isso é essencial se apoiar em bons profissionais da área, pois esses saberão identificar quais as ações devem ser utilizadas, sempre dependendo do perfil do cliente e das suas necessidades.
O ideal é aplicar por completo o composto de comunicação, mas se isso não for possível, é importante saber qual é o momento de utilizar cada uma de suas estratégias. Uma organização que tenha como pressuposto aumentar as venda de seus produtos, o melhor é apostar na comunicação mercadológica. Se a questão é visibilidade e credibilidade, por que não utilizar das ferramentas de comunicação institucional? Já uma empresa que precisa trabalhar a integração de seu público-interno, o melhor é adotar posturas indicadas pela comunicação interna.
A integração dos diversos conteúdos por uma equipe multidisciplinar de comunicação e o planejamento em conjunto trazem benefícios sem comparação para as empresas: liderança nos negócios, conquista da confiança de seu público-alvo, aumento de mercado e posicionamento da marca. Além de ser uma forma de reduzir gastos desnecessários com ações ineficientes que não refletem em nenhum resultado positivo.
Apenas ter um bom produto ou serviço de qualidade e preços competitivos já não são suficientes para manter um excelente market share. É preciso mais. É importante criar situações que aproximem a empresa de seus diversos públicos cada vez mais, por isso a importância de ter uma comunicação integrada. Ignorá-la não o ajudará a atingir os objetivos desejados.
Tornar-se diferencial entre os concorrentes é uma boa estratégica para se tornar líder de mercado. Um bom plano estratégico possibilita a otimização do processo de comunicação, e permite o retorno financeiro para os negócios da instituição.
* Clarice Pereira é jornalista, formada pela USP – Universidade de São Paulo e especialista em marketing, pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Atualmente comanda a Link Portal da Comunicação (www.linkportal.com.br), assessoria de comunicação integrada
NOSSOS CURSOS BUSCAM TRABALHAR ESTAS FERRAMENTAS E AS ATUAIS NECESSIDADES DO MERCADO
O Master em Comunicação é um programa de Pós-Graduação que visa capacitar profissionais para atuarem como Gestores de Comunicação em organizações de diferentes portes e setores.
Seus objetivos são:
Os fundamentos da comunicação de marketing e sua aplicação dentro do ambiente de negócios a partir de uma visão contemporânea e adequada à realidade atual;
A tangibilização dos conceitos da comunicação mercadológica na vivência corporativa e em ações de caráter gerencial;
Visão crítica sobre a gestão de processos de comunicação de marketing, estimulando o desenvolvimento de atitudes gerenciais compatíveis com a filosofia de foco no mercado, ética e responsabilidade empresarial dentro das organizações.O curso de Master em Comunicação foi criado para:
Executivos com mais de 03 anos de experiência profissional;
Profissionais das mais diversas áreas de formação, que se preocupam com sua empregabilidade e sabem que o conhecimento é o único caminho para garanti-la.
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Pos Graduação em Comunicação com o Mercado é um curso de Pós-Graduação Lato Sensu, que forma especialistas na área, altamente qualificados pela assimilação da experiência de mercado, da tradição e da qualidade da educação executiva da ESPM.
Seus objetivos são:
Capacitar os participantes para as atividades de gestão de comunicação com os clientes e/ou consumidores das empresas que investem em comunicação; Habilitar os alunos a transformar os conceitos acima na prática das empresas; Estimular o desenvolvimento de uma visão estratégica do negócio da empresa e de atitudes com foco no cliente.
Depoimento do professor coordenador:
"Comunicação com o Mercado é um curso de Pós-Graduação Lato Sensu, que forma especialistas na área, altamente qualificados pela assimilação da experiência de mercado, da excelência acadêmica e da tradição da qualidade da educação executiva da ESPM.
Tem como objetivo proporcionar aos profissionais de diferentes segmentos, especialização e aperfeiçoamento nas áreas de propaganda, promoção de vendas, marketing direto, comunicação no ponto de venda, comunicação empresarial, marketing digital, mídia e planejamento de comunicação. Estimula o desenvolvimento de uma visão estratégica do negócio da empresa e da comunicação com foco no cliente.
É um curso dirigido para graduados nas mais diversas áreas, jornalistas, publicitários, administradores de empresa, Marketing, entre outros, que desejam se especilizar na área de comunicação."
Profª. Ms. Selma Peleias Felerico Garrini
Pos Graduação em Comunicação Corporativa é um curso de Pós-Graduação Lato Sensu que tem como missão formar gestores altamente qualificados a partir da assimilação da experiência de mercado, da tradição e da qualidade da educação executiva da ESPM.
Seus objetivos são:
Facilitar o aprendizado dos conceitos mais atualizados sobre a área, propiciando o desenvolvimento de uma visão estratégica sobre o negócio e a concepção de processos inovadores de comunicação com os diversos públicos que gravitam em torno da empresa; Capacitar os participantes para as atividades de gestão de comunicação corporativa; A partir da troca de experiências entre os alunos e o corpo docente, desenvolver um padrão de discurso comunicacional que vá ao encontro das expectativas dos stakeholders da organização.
O curso de Comunicação Corporativa foi criado para:
Graduados nas mais diversas áreas de conhecimento que desejem se especializar na área de comunicação, capacitando-os a trabalhar como gestores desta área nos mais diversos tipos de organização.
Depoimento do professor coordenador:
"Comunicação Corporativa é um curso de Pós-Graduação Lato Sensu que tem como missão formar gestores altamente qualificados na área de Comunicação Corporativa .
Tem como objetivo capacitar os alunos para as atividades de gestão da comunicação corporativa a partir da troca da experiências entre alunos e o corpo docente , com vasta experiência profissional na área corporativa e excelente formação acadêmica e desenvolver um padrão de discurso comunicacional que vá ao encontro das expectativas dos stakehloders da organização.
É um curso dirigido para os profissionais da área de Comunicação (Jornalistas e Relações Públicas), Marketing, Administração, Recursos Humanos e todos aqueles que ocupam posição de liderança nas empresas, independemente de sua formação acadêmica e que queiram ampliar os conhecimentos na área. "
Profa. Ms. Selma Peleias Felerico Garrini
Pós-doutora em Comunicação pela ECA-USP: Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica pela Puc - SP; Profa Profa ESPM , São Judas, ítalo-Brasileiro, Mackenzie, Casper Líbero.
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