Franck Ribéry chega para uma sessão de fotos; jogadores do Bayern de Munique posaram com roupas típicas da Baviera para um anúncio de cerveja
Mark van Bommel chega para uma sessão de fotos; jogadores do Bayern de Munique posaram com roupas típicas da Baviera para um anúncio de uma cerveja
Louis van Gaal, técnico do Bayern de Munique, e os jogadores do clube alemão, vestidos com trajes típicos da Baviera, posam com copos de cerveja
Disponivel em< http://forum.esporte.uol.com.br/voce-acha-correto-que-atletas-participem-de-campanhas-de-bebidas-alcoolicas_t_1026070 > Acesso 10 em janeiro 2010
MPF entra com ação contra anúncio da Brahma que traz Ronaldo
Ministério Público em São José dos Campos afirma que filme induz população ao consumo de bebidas alcoólicas - 15 de maio de 2009 - 16h 45
O Ministério Público Federal em São José dos Campos, São Paulo, entrou nesta semana com ação contra a Ambev e a agência de publicidade África em razão do comercial em que o jogador Ronaldo, do Corinthians, aparece como garoto-propaganda da cerveja Brahma.
DivulgaçãoA imagem de Ronaldo retirada da propagandaA ação, que pede condenação por danos morais, afirma que o filme induz as pessoas, em especial os jovens, a consumirem bebidas alcoólicas, ferindo o princípio da responsabilidade. O MPF afirma que quer uma indenização que seja "condizente com o milionário volume financeiro envolvido".
Em nota no site da Ambev, os criadores da propaganda afirmam que o comercial foi criado para "apresentar o craque como um exemplo brasileiro, um batalhador, que cai, se levanta e segue em frente com otimismo, assim como todo brasileiro".
O atual comercial da Brahma já havia sido alvo de denúncia por parte da segunda colocada no mercado, a Cervejaria Schincariol. A denúncia foi encaminhada ao Conselho de Autorregulamentação Publicitária (Conar) e pede a suspensão da anúncio.
A Schincariol entrou com uma representação, por meio de seus advogados, apontando três aspectos que julga irregulares na propaganda em relação ao código de ética adotado pelo Conar para regular a propaganda no segmento de bebidas.
A agência África, que criou a peça, já fez ajustes. No comercial que está no ar agora, Ronaldo não aparece mais com o copo de cerveja na mão. Também deixou de dizer que era "um brahmeiro" - a expressão foi trocada por "um guerreiro".
A Schincariol argumenta, na denúncia, que o jogador tem forte influência sobre o público infantil. Por isso, não deveria aparecer em comercial de cerveja. Considera ainda que, por ser um jogador de futebol - um esporte olímpico -, estaria impedido de vincular sua imagem a bebidas, já que o Conar condena esse tipo de associação. E acha também que há, no comercial, um apelo que induz o consumidor a atrelar o êxito de Ronaldo ao fato de ele ser "um brahmeiro".
Disponível em< http://www.estadao.com.br/noticias/economia,mpf-entra-com-acao-contra-anuncio-da-brahma-que-traz-ronaldo,371572,0.htm > Acesso em 10 de janeiro
Pós-doutora em Comunicação pela ECA-USP: Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica pela Puc - SP; Profa Profa ESPM , São Judas, ítalo-Brasileiro, Mackenzie, Casper Líbero.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
O Futebol Brasileiro precisa rever seus torcedores
O texto abaixo deve ser lido e refletido por todos que gostam e investem em futebol. As duas ações ocorridas no final de ...
-
EXCELENTE O TEXTO DE ONTEM PUBLICADO NO CADERNO 2: Matthew Shirts – O Estado de S.Paulo Ganhei no fim do ano passado a biografia de Adolf H...
-
Facebook Twitter Pinterest Linkedin Ainda não consigo entender como uma marca de bebida quer se ass...
-
No Flamengo, Diego vai reeditar parceria de sucesso com o zagueiro Juan Dupla foi bicampeã da Copa América em 2004 e 2007 ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário