ENTENDER O ESPORTE COMO FONTE DE RENDAS, AS MARCAS, A GESTÃO ESPORTIVA E SEUS CONSUMIDORES/ TORCEDORES ,É O GRANDE SECULO XXI . ABAIXO UM TEXTO CRÍTICO QUE ABORDA MUITO BEM AS QUESTÕES QUE DIALOGAM COM OS ATLETAS E O FUTEBOL
SE SUA EMPRESA SE INTERESSA PELO ASSUNTO AGENDE UMA PALESTRA COM A PROFA DRA. SELMA FELERICO. - PÓS DOUTORA EM COMUNICAÇÃO PELA ECA- USP / DOUTORA EM COMUNICAÇÃO E SEMIÓTICA PELA PUC- SP. PROFESSORA DE MARKETING E COMUNICAÇÃO DESDE 1987 NA ESPM; FAAP E NO MACKENZIE. PUBLICITARIA DESDE 1982 . E AMANTE DO FUTEBOL DESDE OS ANOS 60.
SFELERICO@GMAIL.COM
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De acordo com matéria publicada no site Máquina do Esporte a audiência da 1ª final estadual 2018 foi um sucesso: "Jogo entre Corinthians e Palmeiras obteve 21 pontos a mais do que a média de audiência dos últimos quatro sábados" esses dados com certeza fazem levantar novamente um assunto que a Emissora e a CBF adoram , o retorno DAS FINAIS COM DISPUTAS DE MATA- MATA NO CAMPEONATO BRASILEIRO, e não mais essa fórmula justa que vêm sem aplicada desde o início dos anos 2000 que premia o time que conquistou o maior número de pontos durante as 38 rodadas do campeonato. Para a emissora e para a CBF as semi-finais e finais geram novas cotas de patrocínios, anunciantes nos intervalos comerciais, ativações nos estádios, e maior arrecadação. Já para os times, talvez não seja tão justo,pois os clubes que atingiram as maiores pontuações, isto é que fizeram as melhores campanhas se igualam na fase classificatória, pois 8 passam para a fase final e nem sempre os dois que vão para final são os melhores.
por isso vale refletir sobre o assunto com cuidado, afinal não é por acaso que os times cada vez mais buscam rechecar seus elencos para disputar diversas competições e negociam patrocínios expressivos.
Por Redação - São Paulo (SP) em 2 de Abril de 2018 às 18:07
A realização da primeira partida das finais do Campeonato Paulista reforçou dois "dogmas" do futebol brasileiro. O torcedor gosta de jogos decisivos e, de preferência, que envolvam times de grande história de rivalidade local.
O duelo Corinthians 0x1 Palmeiras rendeu um recorde de televisores ligados na Globo no horário do jogo: nada menos que 64% das TVs estiveram sintonizados na emissora, que registrou um total de 36 pontos no Ibope, ou cerca de 7 milhões de pessoas na Grande São Paulo.
O número representa a maior participação em TVs ligadas no futebol em São Paulo este ano. E, em termos de audiência no sábado, foi 140% a mais do que a média registrada nos últimos quatro finais de semana para o horário.
No próximo domingo, a tendência é de que a Globo consiga chegar perto do recorde de audiência com a partida decisiva do campeonato. Quarta-feira passada, o duelo entre Corinthians e São Paulo alcançou média de 42 pontos. O número foi o maior do torneio desde 2000.
No Rio de Janeiro, o clássico entre Vasco e Botafogo também foi bem na audiência. O jogo, disputado no domingo, registrou 26 pontos no Ibope e 52% de participação entre as TVs ligadas.
Essa foi a segunda maior audiência do Estadual (perdeu para a semifinal entre Flamengo e Botafogo, no meio de semana anterior), com quatro pontos a mais do que a média do Estadual do Rio aos domingos e dois pontos acima da média dos jogos de toda a competição.
http://maquinadoesporte.uol.com.br/artigo/final-paulista-eleva-em-140-audiencia-da-globo-aos-sabados_34251.html
Original: http://maquinadoesporte.uol.com.br/artigo/final-paulista-eleva-em-140-audiencia-da-globo-aos-sabados_34251.html#ixzz5BeSliiNF
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