Cyberspace e os sujeitos da interatividade
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Posted in Baudrillard , cibercultura , ESR , Martins
Posted on Sexta-feira, Abril 16, 2010
Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação
Agosto, 2007
Francisco Menezes Martins
Professor do PPGCOM – UTP
Líder de Pesquisa do Grupo de Tecnologias do Imaginário – PUCRS/UTP
Membro do Conselho da Associação Brasileira dos Pesquisadores em Cibercultura – Abciber
Doutor em Comunicação – UCM/Espanha
Resumo: O texto considera o discurso da comunicação uma das fábulas que
acompanha o sujeito, após o crepúsculo da metafísica. Para tal, aborda as
relações entre a cibercultura e o pensamento contemporêneo através das
trilhas e rastros das possibilidades interativas na internet.
Palavras-Chave: Cibercultura – Comunicação - Internet
(...)
Se a comunicação no advento do cyberspace escapa às linhas de pesquisa, recorramos às redes de pesquisa, e, mais ainda, às redes de idéias. A virulência descrita por Jean Baudrillard deve ocorrer também no sentido de ampliarmos as órbitas da circulação do saber na efervescência de nossas discussões.
(...)
É verdade que nem tudo está no Cyberspace, mas é certo que através das
superfícies da era do virtual (cyberspace, redes e telas), a cultura dita pós-moderna
reverbera em ambos os lados da tela. Partindo da idéia de que a comunicação é a
busca do duplo, vemos na visão de Baudrillard os sintomas descritos em O Crime
Perfeito (Baudrillard, 1996) de que o mundo engoliu seu duplo, no êxtase da
comunicação da era do simulacro.Além disso, para Baudrillard o mundo é uma tela
total:
“Vídeo, tela interativa, multimídia, internet, realidade virtual: a
interatividade nos ameaça por toda parte. Por tudo mistura-se o que
era separado; por tudo a distância é abolida: entre sexos, entre os
pólos opostos, entre o palco e a platéia, entre os protagonistas da
ação, entre o sujeito e o objeto, entre o real e seu
duplo.”(Baudrillard,1997, p.145)
A reflexão de Baudrillard remete às idéias em sintonia com o contexto do
receptor na internet, leva a estudos que analisam as fusões comunicacionais, que à
guisa de polêmica amigável, são marca registrada do simulacro, fruto da acidez
irônica do pensador Baudrillard, que não entende o apocalipse, nem tampouco a
“lenda tecno-rosada” da era digital, mas compreende que até poucos anos
“las oposiciones sujeto/objeto y público y privado todavía tenían
sentido. Esta era la época del descubrimiento y exploración de la
vida diária, y la otra escena emergía a la sombra de la escena
histórica.(..) Pero hoy ya no existen la escena y el espejo. Hay en
cambio, una pantalla y una red. En lugar de la transcendencia
reflexiva del espejo y la escena, hay una superfície no reflexiva, una
superfície inmanente donde se despliegan las operaciones, la suave
superfície operativo de la comunicación.”(Baudrillard in Foster,
1988, p.188)
Já não se pode considerar valores dogmáticos e cristalizados como
referências de uma verdade elevada a partir da antiga questão platônica do mundo
verdadeiro, que Nietzsche procurou golpear com seu martelo nihilista na obra O
Crepúsculo dos Ídolos, e que orientou o pensamento para uma superação da
metafísica, a partir de Heidegger e com extensões a Gilles Deleuze, Jean-François
Lyotard, Michel Foucault, Jacques Derrida, Michel Maffesoli, Jean Baudrillard e
Gianni Vattimo, entre outros.
http://elearninghoje.blogspot.com/2010/04/cyberspace-e-os-sujeitos-da.html
Pós-doutora em Comunicação pela ECA-USP: Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica pela Puc - SP; Profa Profa ESPM , São Judas, ítalo-Brasileiro, Mackenzie, Casper Líbero.
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