sexta-feira, 23 de abril de 2010

Não saber se comunicar é apontado como principal razão para fracasso de projetos

 Cumprimento de prazos e constantes mudanças de escopo também são outros fatores citados pelos entrevistados como motivos pelo fracasso nos projetos
Fonte da materia http://www.administradores.com.br/informe-se/informativo/nao-saber-se-comunicar-e-apontado-como-principal-razao-para-fracasso-de-projetos/32526/

Fonte da imagem http://www.cnbb.org.br/site/images/stories/comunicacao.gif
mesmo com todo o aparato tecnológico nas comunicações e as facilidades que a interatividade digital proporciona como internet, informação ao alcance de todos, redes sociais, ainda, não são suficiente para que a comunicação em grande parte das empresas seja satisfatória para seus projetos.

Essa foi uma das conclusões do estudo de Benchmarking em Gestão de Projetos, desenvolvido pelo Project Management Institute Brasil (PMI). Para 76% das empresas pesquisadas, o problema com a comunicação é o principal motivo pelo fracasso dos projetos, 71% consideram que o não cumprimento de prazos também colabora para estas falhas e 70% culpam as constantes mudanças de objetivos.

"O problema de comunicação é antigo, mas está se tornando mais evidente. Não sabemos escrever bem, não falamos bem o que queremos, não nos relacionamos bem com todos os perfis existentes num ambiente de projeto. Paradoxalmente, estamos na era da tecnologia onde todas as informações podem chegar a todos imediatamente, esteja onde estiverem", comenta Walther Krause, diretor do PMI-Rio.




O estudo aborda também alguns aspectos considerados críticos para identificar o grau de alinhamento das organizações às melhores práticas para obter sucesso em projetos. A pesquisa relatou que 78% das empresas que possuem um planejamento mais detalhado sobre a execução de seus projetos ou setor específico de gerenciamento de projetos, tem maior comprometimento de seus funcionários e atingem com mais eficiência os resultados esperados.


Para o executivo e coordenador geral do estudo, Américo Pin, muitos ainda não se deram conta que precisam de profissionais especializados em "fazer acontecer". Na sua avaliação, a gestão de projetos deixou de ser encarada como "gestão de problemas" para assumir papel cada vez mais estratégico nas organizações em diversos segmentos. "Para evitar desperdícios, orçamentos onerosos e projetos que sempre duram mais tempo do que o previsto, as empresas estão despertando para a importância do desenvolvimento e a capacitação de pessoas qualificadas na gestão de projetos", afirma Americo.


A pesquisa
O estudo foi realizado com 300 empresas de diversos segmentos (entre elas Petrobras, Nestlé, Vale, Volkswagen, Votorantim, Lojas Renner, Embraer, Gerdau, IBM, TIM, Promon e BNDES).
O Estudo completo sobre benchmarking em gerenciamento de projetos 2009 está disponível em, http://www.pmi.org.br.
NÃO SE ESQUEÇAM... LEVEM A SÉRIO A COMUNICAÇÃO.
http://www.administradores.com.br/informe-se/informativo/nao-saber-se-comunicar-e-apontado-como-principal-razao-para-fracasso-de-projetos/32526/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Futebol Brasileiro precisa rever seus torcedores

O texto abaixo deve ser lido e refletido por todos que  gostam e  investem em futebol.  As duas ações ocorridas no final de ...