terça-feira, 1 de setembro de 2009

COMUNICAÇÃO X CONHECIMENTO



ENCONTREI ESSE TEXTO NO SITEhttp://bizcookies.wordpress.com/2009/08/20/conhecimento-em-rede-x-comunicacao-em-rede/ E TRAGO PARA SER REFLETIDO POR TODOS. AFINAL TEMOS QUE ENTENDER O ALCANCE DA COMUNICAÇÃO E SEUS CONCEITOS BÁSICOS. REPENSAR CONSTANTEMENTE ESSE TEMA É NOSSA TAREFA....





Conhecimento em Rede X Comunicação em Rede20/08/2009
O portal
“Nós da Comunicação” entrevistou Carlos Nepomuceno, jornalista, professor (UFRJ, Facha e Senac), pesquisador e consultor, sobre o tema “Conhecimento em Rede”. Em sua entrevista, Nepomuceno procura explicar o sentido de Conhecimento em Rede. Escolhi um trechinho que define bem o conceito: “Pelo que tenho visto e estudado, há uma relação entre o tamanho da população, a quantidade de informação que circula e a velocidade necessária para que essa informação chegue a todas as pessoas. Há sete bilhões de pessoas no planeta, e o volume de informação é compatível com esse número. Trabalho com a idéia de que hoje existem redes de conhecimento. No passado essas redes eram caracterizadas pelo diálogo, baseado na comunicação oral, uma rede do tipo um para um. Mais tarde, baseada na escrita, com modelo de troca de informações, a rede passa a ser de um para muitos. Na era digital, com a interação predominante, a rede passa ser de muitos para muitos e a distância.”
O que Nepomuceno nos propõe é algo intrigante. O conhecimento humano cresce em bases exponenciais. Segundo o blog
“Bandeirantes e Pioneiros”, o conhecimento que levamos X.000 anos para acumular foi duplicado, em seguida, em X00 anos, depois em X00/2, depois em 50, e agora, em algumas áreas do conhecimento, especula-se que a multiplicação do conhecimento já esteja ocorrendo em 20 anos e quem sabe em quantos anos será amanhã.
Se o conhecimento humano cresce em bases exponenciais, isso significa que se torna impossível concentrá-lo, e muito menos controlá-lo, dentro das fronteiras de uma empresa, de uma universidade e mesmo de um país. Na era do Conhecimento em Rede, os fragmentos de um conhecimento qualquer, vital à sobrevivência do nosso negócio, podem estar espalhados por muitos cérebros ao redor do globo e cada vez mais, felizmente, interligados pela WWW. Ufa, ainda bem, a Internet consegue funcionar como a cola que une todos os fragmentos do conhecimento humano.
Imagine você que se já é difícil coligir o conhecimento relevante, onde quer que ele esteja, mais difícil ainda será distribuí-lo, pois os interessados em cada fragmento de comunicação também estarão espalhados, anywhere, everywhere! Ou seja, Conhecimento em Rede também requer uma abordagem de Comunicação em Rede!
A melhor forma de trocar em miúdos é exemplificando. Imagine o projeto de um novo avião da Embraer. O design será feito com o conhecimento de projetistas brasileiros, residentes em São José dos Campos. Os “avionics” (equipamentos de controle da aeronave) serão desenvolvidos utilizando-se o conhecimento de pesquisadores e técnicos de várias empresas americanas. E a tecnologia dos motores Rolls Royce, será adaptada a partir do conhecimento na cabeça de um inglês. Os clientes então estarão espalhados por todo o mundo. Só que o projeto é único, a base de conhecimento deve ser única, com um único controle.
Num ambiente como esse a estratégia de comunicação, técnica e de negócios, para o mercado e para os colaboradores, deverá ser construída em torno de um único hub de comunicações (imagine uma base de temas gerenciada centralizadamente, mas com conteúdos coletados globalmente). A estratégia de comunicação, por sua vez, deve ser descentralizada, escolhendo-se canais e abordagens diferentes, conforme os públicos-alvo. Exemplos:
Portal de negócios da empresa, para informar ao mercado em geral sobre tendências, tecnologias e produtos.
Um blog corporativo, para expor e debater temas técnicos com a comunidade de pesquisa around the world.
Uma base wiki para compartilhar informações em circuito fechado, com os participantes globais do desenvolvimento.
Estratégias de PR diferenciadas por região.
Mesmas mensagens nas campanhas de vendas globalmente, adaptando-as às linguagens de negócios de cada região.
Reparem que isto não é comunicação integrada. A comunicação em rede é mais complexa e mais sofisticada, pois implica em identificar as fontes de conteúdo e os públicos-alvo, onde quer que estejam. Comunicação em Rede significa integrar o conhecimento para, posteriormente, desintegrar a comunicação. Faz sentido?



AGUARDO SEU COMENTÁRIO ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Futebol Brasileiro precisa rever seus torcedores

O texto abaixo deve ser lido e refletido por todos que  gostam e  investem em futebol.  As duas ações ocorridas no final de ...