segunda-feira, 28 de junho de 2010

ALBUM DE FIGURINHAS DA COPA X MIDIAS SOCIAIS

Metropolitana FM incentiva torcida pela seleção com ações de marketing em redes sociaisCresce o uso do e-mail marketing. E quanto à eficácia? »Campanha em mídias sociais alavanca marketing do Álbum da Copa 2010


A copa do mundo está com tudo mesmo. Bom pelo menos nas ações publicitárias, já que os primeiros jogos não foram exatamente emocionantes.
A agência Simple Brasil, responsável pelo social media do “Álbum Oficial da Copa do Mundo (FIFA) - África do Sul”, assim como vários anunciantes também apostou na força das redes sociais como o twitter, para alavancar, ainda mais, o sucesso da edição 2010, paralelo às ações de marketing da Panini do Brasil. Já são cerca de 22.800 seguidores no perfil @torcidapanini e a palavra-chave #albumdacopa atingiu a marca de quase 1 milhão de visualizações/dia, tornando-se um dos assuntos mais comentados do microblog nos últimos dois meses.
As ações promovidas mudaram o comportamento dos colecionadores no país, tanto que as redes sociais foram consideradas com um dos pilares da febre pela busca das figurinhas.A Panini, responsável pela campanha montou uma estratégia chamando jovens formadores de opinião e com grande influência na web para colecionar o álbum. A idéia era focar num público que não tinha o hábito de colecionar, uma vez que o colecionador convencional compraria de qualquer jeito
A ação foi planejada para utilizar o grande potencial da troca de figurinhas pela internet. Então aí é só juntar o útil ao agradável. O twitter oficial do álbum da Copa (@torcidapanini) promove diariamente concursos e promoções relacionados ao Mundial e distribui 50 pacotes (ou 250 figurinhas) para quem acertar perguntas, além de álbuns completos entre outros prêmios. Parte das perguntas é elaborada por jornalistas e apresentadores de programas esportivos que também utilizam o twitter como ferramenta de comunicação.
A Panini teve visão ao contratar uma agência especializada em Social Media para trabalhar o álbum. As ações promovidas mudaram o comportamento dos colecionadores, tanto que as redes sociais foram consideradas como um dos pilares da febre das figurinhas.


Este texto foi escrito em 14 de Junho de 2010, às 2:03 pm e está arquivado na categoria Mídias sociais, Twitter, Marketing em redes sociais, Marketing Viral.

FONTE: http://www.publicidadenaweb.com/?p=313

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