O novo consumidor está vivendo um momento diferente do passado. Ele está em toda parte e passa a acessar vários meios de comujnicação e veículos, inclusive, ao mesmo tempo. Para a adaptação dessa nova fase, é preciso medir o consumidor e não os meios e veículos.
A nova dúvida passa a ser quanto à como “investir em cada meio”, criando uma grande e ineficiente discussão comparativa entre televisão e internet, na qual o foco passa a ser na pessoa e não mais no meio.
A nova mensagem passada nestes meios é a mesma, mas ela é formada através de ações com diferentes formas. A união da comunicação em cada um deles junta-se para formar uma só. O nome adotado pelo mercado para definir essa idéia é Comunicação Integrada.
Escolher onde anunciar é um método posterior. Posterior por ser consequência da ideia. O tempo na TV é curto, os roteristas não são permitidos a aprofundar as histórias devido a esse tempo. Uma saída para esse problema é produzindo revistas, quadrinhos, jogos e criando sites. O blog do personagem, por exemplo, é um complemento da história, usando o meio adequado para isso.
Contar hisórias dessa forma ganhou o nome de Transmedia ou Brand Content. A diferença entre os termos é tão sutil que, para muitos, é apenas uma versão acadêmica do termo Comunicação Integrada.
Atingir a massa não é o objetivo desse modo e sim consequência. O objetivo é criar diversos níveis de imersão para os fãs se aprofundarem de acordo com o que desejam.
Se a Comunicação Integrada tivesse sido bem explorada desde o seu princípio por comunicadores, talvez o termo Transmídia não tivesse vingado. Agora, provavelmente, vai acontecer o movimento contrário e, Transmídia passa a fazer parte do vocabulário publicitário.
A Transmídia só beneficia as marcas e a criação de novidades para os consumidores, como exemplo temos o case “Coca-Cola: The Happiness Factory”, que tem sido um sucesso absoluto nesse método.
Para maiores informações sobre o case, acesse http://hf3.coca-cola.com/.
Disponível em: http://campanhajovem.wordpress.com/2010/09/24/transmedia-e-comunicacao-integrada/ Acesso em
Pós-doutora em Comunicação pela ECA-USP: Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica pela Puc - SP; Profa Profa ESPM , São Judas, ítalo-Brasileiro, Mackenzie, Casper Líbero.
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