Fazemos primeiro e pensamos depois? Ou pensamos primeiro e a partir daí fazemos?
Por Alfredo Passos
Pego carona no editorial de Marcos Braga, diretor-presidente da HSM, na recém-lançada edição da HSM Management, 82, setembro-outubro 2010.
O título "Filosofia para Desestabilizar", conta Marcos, vem do César Souza, combinado com Cortella (Mario Sergio Cortella), porque César diz que precisamos desestabilizar as crenças dos gestores - e filosofar é um bom jeito de desestabilizar; não? (Na pedagogia desestabilizar conhecimentos é o que leva à mudança de mentalidade e à abertura a novos conhecimentos.)
O começo do editorial vale reflexão para os profissionais de Inteligência Competitiva.
"O leitor certamente já enfrentou, em algum momento, o velho embate gerencial entre planejamento e execução. Fazemos primeiro e pensamos depois? Ou pensamos primeiro e a partir daí fazemos?
O interessante é que esse embate não é de ontem ou anteontem, mas tem séculos.
E tampouco se limita à administração de empresas; aparece na filosofia, tem a ver com a vida.
Pode-se dizer que filósofos como Descartes, Spinoza e Leibniz, racionalistas, entendiam que o correto é fazer a partir do já pensado, enquanto, para Francis Bacon, John Locke e David Hume, empiristas, o correto é pensar a partir do já feito."
Então meu caro leitor, você é um racionalista ou empirista?
Se Inteligência, conforme Kahaner (1996), é um imperativo devido a fatores como a velocidade dos processos de negócios, a sobrecarga de informações, o crescimento global do processo competitivo com o surgimento de novos participantes, a concorrência cada vez mais agressiva, as rápidas mudanças tecnológicas e as transformações acarretadas pela entrada em cena global de entidades como a União Européia e o Acordo de Livre Comércio da América do Norte, fazemos primeiro e pensamos depois ou pensamos primeiro e a partir daí fazemos?
Fontes: HSM Management, 82, setembro - outubro 2010.
KAHANER. L. 1996. Competitive Intelligence: From Back Ops to Boardrooms -
How Businesses Gather, Analyze, and Use Information to Succeed in the Global Marketplace. NY: Simon & Schuster.
Wikipédia: sobre Gottfried Wilhelm von Leibniz
Disponível em:http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/inteligencia-competitiva-para-desestabilizar/48114/ Acesso em 13 de setembro de 2010
Pós-doutora em Comunicação pela ECA-USP: Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica pela Puc - SP; Profa Profa ESPM , São Judas, ítalo-Brasileiro, Mackenzie, Casper Líbero.
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