segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Midia Digital é amor

Três perguntas e três respostas com Walter Longo, mentor de estratégia e inovação do Grupo Newcomm e VP de estratégia e inovação da Young & Rubicam


1 - Quais são os novos mandamentos do marketing?
Walter Longo - O meio digital ditou tendências e as agências precisam se adequar. Tempos atrás, a comunicação era da marca para o consumidor. Isso mudou: voltamos do monólogo ao diálogo. Se antes o consumidor só se manifestava para reclamar, agora opina, participa. E com as empresas, não podemos mais falar só de propaganda, mas de negócios. É preciso elaborar planos estratégicos, nexistas, e não uma comunicação especializada em diversas áreas e desconexa.

2 - O senhor define a nova era da comunicação como a soma de três conceitos. Quais?
Longo - O tripé do marketing, o MVV: Madison Avenue, onde estão as grandes agências de publicidade de Nova Iorque; Vine Street, onde estão os estúdios de Hollywood; e Sillicon Valley, onde estão as empresas de internet. Ou seja: publicidade, entretenimento e interatividade. Há uma explosão de novas mídias, e é fundamental a sinergia! Não dá mais para pensar isoladamente, por veículo. É preciso uma visão holística do conjunto da mídia.

3 - Qual a diferença básica entre a mídia tradicional e a digital?
Longo - Nossa relação com a mídia tradicional era só sexo. Com a mídia digital, fazemos amor. Há envolvimento! Engajamento! Veja a interatividade proporcionada pela web. Cada vez mais as marcas se relacionam com o consumidor individualmente, o marketing é feito do consumidor para a marca, ao contrário de antes, porque a web garante interatividade. É a era das mídias colaborativas e temos de usar isso.
Disponivel em: http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=39307 Acesso em 06 de setembro de 2010

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